Müsteiro

Chuva em Novembro, Natal em Dezembro.

30.1.05

Mais futebol...

("Menos futebol" seria um título mais apropriado para este post...)

Acabo de assistir a parte do Boavista - Gil Vicente, que terminou empatado a 2 golos. Os de Barcelos (oi Lipa) estiveram por duas vezes em vantagem e não terminaram o jogo nessa condição devido a um erro daqueles que teima em se repetir na arbitragem em Portugal: numa jogada de ataque, o avançado do Boavista Hugo Almeida agride um defesa adversário com uma cotovelada puramente intencional. Nem o árbitro nem nenhum dos seus auxiliares viram nada que merecesse castigo. Minutos depois, o mesmo avançado marcou o golo do empate com que viria a terminar o encontro.
Já na semana passada Luís Fabiano do F. C. Porto agrediu um adversário merecendo apenas um cartão amarelo. O grande espectáculo da taça entre Benfica e Sporting foi manchado pelo medo do árbitro em castigar Bruno Aguiar quando este derrubou Liédson sem qualquer hipótese de jogar a bola e pela prontidão do mesmo senhor a expulsar Hugo Viana após a falta de carácter (testemunhada por todos e desmentida por ele) de João Pereira.

Casos destes sucedem-se quase todas as jornadas. Não digo que não os haja lá fora, pois é óbvio que também acontecem. Mas não é por coincidência que nenhum árbitro português foi pré-seleccionado para o Mundial de 2006.

Façam reciclagens, profissionalizem a arbitragem, tragam árbitros do estrangeiro... qualquer coisa! De mediocridade estamos nós fartos.