Müsteiro

Chuva em Novembro, Natal em Dezembro.

17.5.05

Moonspell

Fernando Ribeiro - Moonspell

A semana académica deste ano trouxe à Guarda, pela primeira vez, a maior banda de metal portuguesa. As anteriores passagens de elementos desta banda pela nossa cidade nunca ficaram marcadas por actuações, sendo restringidas a sessões de autógrafos e acções de promoção a discos.
Sendo uma cidade medieval com uma comunidade metaleira considerável, uma presença deles aqui era já aguardada e tinha já sido tema de vários rumores e boatos, nunca confirmados. Até agora.
O concerto foi mais uma demonstração da competência e do valor da banda, que desde o início a rasgar de "In And Above Men", a passagem pelos clássicos "Alma Mater", "Vampiria", "Opium", "Full Moon Madness", "Mephisto" e "Wolfshade", a visita ao improvável "Under The Moonspell" com "Tenebrarum Oratorium", até ao final mais melancólico com o grande tema "Capricorn At Her Feet" tocaram do melhor metal que se faz, não em Portugal (há muito que escolheram a Alemanha para esses fins), mas por portugueses.
Para os fãs, foi um concerto curto, onde se pedia mais um encore, mas foi também o único concerto onde, antes dos tradicionais "filhos da puta", se gritou o nome da banda em coro, alto e bom som.
Para os "leigos", foi hora e meia de barulho mas, a esses, não vou dedicar mais do que uma frase. Quem ficou até ao fim, mesmo não sendo apreciador do género musical, ficou cativado pela presença fabulosa do carismático Fernando Ribeiro que, sem ser um comunicador, consegue tornar-se um ídolo.
Ouvi um membro da organização falar em "fracasso", referindo-se à fraca afluência de público nesse dia. Mas quando se coloca um concerto de metal a uma terça-feira, tendo em conta o contexto... será que a culpa é do público?

1 Comments:

Blogger Ricardo Fonseca disse...

É bem...
Escreveste bem e descreveste bem.
Tenho imensa pena não ter visto e ouvido esta megalomana banda, muita pena mesmo!!!

3:26 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home