Müsteiro

Chuva em Novembro, Natal em Dezembro.

5.6.05

Apagão

A nossa cidade foi mais uma vez notícia a nível nacional. Mais uma vez, pelos piores motivos. Desta vez, uma falha de energia eléctrica com a duração de 15 horas foi o que trouxe as câmeras de televisão até à Guarda. O apagão acabou por revelar-se, ainda assim, uma noite com um brilho muito especial.
Esta terça-feira, faltavam cerca de 10 minutos para as 22 horas, vi interrompida uma ida ao cinema pelo referido corte de energia. Os disparos e explosões espaciais foram substituídas repentinamente por uma escuridão parcial, apenas quebrada pela luz tímida das lâmpadas indicadoras da saída. Como a situação caricata se manteve por bastante tempo, a devolução do dinheiro era inevitável, e aconteceu.
No regresso às ruas, impressionava a escuridão nunca completa, rasgada pelos automóveis que circulavam. Apesar da ausência do conforto da luminosidade, os transeuntes eram numerosos, convidados talvez pela diferença das circunstâncias conjugada com a brisa morna da noite.
O estômago pediu-me na altura uma refeição tardia, pedido que foi, obviamente, satisfeito. Não fossem as comodidades próprias de um apartamento de cidade e pareceria esta uma ceia de outros tempos: a indispensável luz da vela conferia a tudo um aspecto envelhecido, como se olhássemos para o passado. De forma natural se gerou um diálogo ameno, em que os risos e as gargalhadas surgiam com facilidade, estando sempre presente uma atracção pelas janelas para contemplar a noite, mais negra que nas outras noites, mais noite que as outras noites.
De volta ao exterior (chamava-nos), o programa escolhido não poderia ser melhor: contemplar o espectáculo que o imprevisto indesejado nos oferecia, a partir do ponto mais alto da cidade.
Nesta altura escasseiam-me já os adjectivos para descrever os momentos passados junto à Torre de Menagem: simplesmente parecia que o mundo tinha sido invertido, pois a escuridão que normalmente estava acima das nossas cabeças cobria agora o chão à nossa volta, e as luzes, essas, estavam todas no céu, mais visíveis que nunca. Com um pouco de sorte e atenção, era possível ver algumas que não ficam estáticas à espera que as contemplemos, e que rasgam o céu em fracções de segundo. É um pouco como encontrar um tesouro só nosso...
Os 1056,3 metros de altitude atraíram também mais noctívagos: alguns alegres aglomerados espontâneos foram surgindo, um deles inclusivamente com acompanhamento musical (guitarra).
Por toda a cidade se viam curiosos, quer passeando pelas sombrias ruas ou juntando-se à porta dos bares, bebendo e conversando, levando-me a pensar que um acontecimento que pode, à partida, trazer apenas inconvenientes, também é capaz de despertar algumas facetas ocultas nos habitantes deste pequeno burgo.
Não critico os que optaram por ficar na segurança no lar, repousando mais cedo que o habitual ou aproveitando para aumentar a taxa de natalidade (boa opção, preciso muitos futuros alunos), mas um espectáculo destes, pelo seu carácter imprevisto, merece ser disfrutado de olhos bem abertos.

...ver as coisas à meia-luz de uma vela pode fazer com que as vejamos de uma forma muito mais clara...

Poderia fazer um discurso crítico face ao terceiro-mundismo desta falha... mas quantos não têm vontade de, por vezes, regressar à beleza da vida simples dos tempos de outrora? Pois bem, o apagão proporcionou-nos uma noite que será do mais próximo que conseguimos estar dessa simplicidade. Por contraditório que pareça, ver as coisas à meia-luz de uma vela pode fazer com que as vejamos de uma forma muito mais clara...