Müsteiro

Chuva em Novembro, Natal em Dezembro.

31.1.05

Que pasmaceira, pá!!!

Reportagem do Jornal da Tarde, no canal 1:
"Após as eleições, Bagdad parece uma cidade diferente: ouvem-se muitos poucos tiros e raramente se fazem sentir as explosões que antes eram habituais (...)"
Sinceramente, não sei como é que eles aguentam...

30.1.05

Mais futebol...

("Menos futebol" seria um título mais apropriado para este post...)

Acabo de assistir a parte do Boavista - Gil Vicente, que terminou empatado a 2 golos. Os de Barcelos (oi Lipa) estiveram por duas vezes em vantagem e não terminaram o jogo nessa condição devido a um erro daqueles que teima em se repetir na arbitragem em Portugal: numa jogada de ataque, o avançado do Boavista Hugo Almeida agride um defesa adversário com uma cotovelada puramente intencional. Nem o árbitro nem nenhum dos seus auxiliares viram nada que merecesse castigo. Minutos depois, o mesmo avançado marcou o golo do empate com que viria a terminar o encontro.
Já na semana passada Luís Fabiano do F. C. Porto agrediu um adversário merecendo apenas um cartão amarelo. O grande espectáculo da taça entre Benfica e Sporting foi manchado pelo medo do árbitro em castigar Bruno Aguiar quando este derrubou Liédson sem qualquer hipótese de jogar a bola e pela prontidão do mesmo senhor a expulsar Hugo Viana após a falta de carácter (testemunhada por todos e desmentida por ele) de João Pereira.

Casos destes sucedem-se quase todas as jornadas. Não digo que não os haja lá fora, pois é óbvio que também acontecem. Mas não é por coincidência que nenhum árbitro português foi pré-seleccionado para o Mundial de 2006.

Façam reciclagens, profissionalizem a arbitragem, tragam árbitros do estrangeiro... qualquer coisa! De mediocridade estamos nós fartos.

São voltas...

O clube da ave de rapina tem um novo "ai jesus!", de seu nome Nuno Assis. Segundo consta e já ouvi de vários adeptos vermelhos (sem outra intenção, apenas um ódio de estimação à palavra encarnado), vai levar o clube ao título nacional, uma semana depois de se terem ouvido alto e bom som as críticas às opções do treinador e à fraca qualidade (quantidade?) da equipa, já por demais reconhecida.
Pelas palavras do presidente do clube, "a equipa, hã, vai demorar uma semana, hã, a chegar a Lisboa, hã". Resta saber vinda de onde.

Uma coincidência engraçada (que de coincidência até tem muito pouco) é que as "coqueluches" dos adeptos ao longo desta época são jogadores provenientes do outro lado da 2ª Circular (Simão, Miguel e o próprio Nuno Assis). No caso deste último, assume as proporções de um salvador de uma equipa que teima em não o ser, e que ainda não conseguiu esta época encarreirar duas exibições bem conseguidas.

O meu prognóstico é que este Benfica continuará a alternar o melhor com o pior, talvez até nem jogo a jogo, mas dentro de cada partida, em parte devido à pouca margem de manobra que o treinador tem com este plantel, mas também pela pouca vontade que este demonstra em efectuar tais manobras.

É pena, pois já seria altura de o Benfica se livrar de todos os podres que minam o clube, começando de baixo, com muita humildade. Enfim, de se mostrar grande como afirma ser.
É que a águia quer-se elegante, e não inchada à custa de uma ou outra vitória tremida.

(Já é a segunda vez que escrevo sobre o Benfica neste blog. Compreende-se: também já escrevi muito sobre a política em Portugal. Que dizer? As desgraças são inspiradoras...)

28.1.05

Debaixo do véu

Ao regressar a casa neste fim de tarde passei por um placard publicitário da pré-campanha que me chamou a atenção. Não, não estava vandalizado. Porém, do desenho original do cartaz apenas restavam as famosas palavras "Contra ventos e marés". Pelos vistos não resistiu aos ventos e, tendo em conta que marés não constam nesta cidadezinha do interior, deduzo que tenha sido a "vaga de frio" (sim, com aspas, porque de vaga tem muito pouco e de frio pouco tem em relação aos anos anteriores) que ajudou à sua deterioração.
Mas qual não é o meu espanto quando, em lugar da oleada cabeça do nosso "multi-apunhalado" primeiro ministro demissionário, deparo com o farfalhudo bigode do ilustre Fernando Ruas.
Teria da conspiração: será que o homem forte do município de Viseu se prepara para atacar uma posição à frente do governo, camuflando os seus cartazes com os de Santana Lopes e enviando mensagens subliminais aos eleitores?
Ná... vou mas é assentar os pés no chão. Não tarda estou para aqui a dizer que há uma fraude generalizada para manipular as sondagens...

Positivismo

"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, pense que, por enquanto, ainda não há terra em cima".

Secas, Round 1

Como se goza um arqueóloga?
Mostra-se um tampão e pergunta-lhe de que período veio...

27.1.05

Carnaval

Dei por mim a questionar-me sobre qual seria o personagem que poderia encarnar no Carnaval que se aproxima, ou se iria mesmo seguir a tradição do disfarce. Por momentos pensei em despejar azeite no cabelo, puxá-lo para trás e encarreirar um discurso cheio de contradições, incoerências e palavras vâs. Afastei a ideia com um arrepio na espinha. Pimeiros-ministros demissionários já se vêem muitos nos placards publicitários que por aí brotam e, além disso, com coisas sérias não se brinca.
Optei por disfarce nenhum. Isto não está para festejos, e com os 7 graus negativos que aqui temos durante a noite, mais vale guardar o kilt para Entrudos mais amenos.

Tenho um dos referidos placards em frente à porta da minha residência. Será que não há nada que possa fazer para evitar o choque que tenho diariamente ao sair de casa, que afecta notoriamente a minha actividade durante o resto do dia? Não poderá isto ser considerado poluição visual? Deixo o apelo às autoridades competentes, quando as houver.

"Retundas"

Quanto mais circulo pelo trânsito desta cidade mais me convenço de que há muito boa gente que, quando se aproxima uma rotunda, tapa os olhos e reza. Só pode. Orai, irmãos...

Estes casos são notoriamente mais frequentes quando o veículo é um daqueles"bolinhas a pilhas", que supostamente não necessitam carta de condução. Será que também é necessário saber conduzir? Ná... isso já eram exigências a mais...

Será que...

temos aqui a solução para o tão falado défice? Talvez não. Ou muito me engano, ou Dr. Bagão também tentou leiloar o nosso país, ou parte dele. Parece que os senhores de Bruxelas não deixaram. Pôça, pá.

Raios partam...

...o S. Pedro. Se é mesmo ele o responsável pelo departamento meteorológico lá em cima, esta vaga de frio veio em muito má áltura. Veja-se que até já os jogadores do Benfica correram! Não me ocorre outra explicação que não tenha sido para não arrefecerem...

26.1.05

E assim começamos...

Caros "confrades", é uma honra acolher-vos neste meu espaço de clausura, meditação, dissertação, crítica, risada, nonsense e, porque não, algum pecado...